segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Para meditar

Debater é um ato de violência. Por meio do debate, você pode matar, mas não ressuscitar. Por meio dele, a verdade pode ser assassinada, mas não ressuscitada. O debate é sempre violento. Nele, sua própria atitude é violenta. Na realidade, você não está em busca da vitória. Quando a vitória é a meta, a verdade é sacrificada. Quando a verdade é a meta, você pode sacrificar a vitória.
Apenas a verdade pode ser a meta: a vitória não. Quando a vitória é a meta, você se torna um político, não um homem religioso. Você fica agressivo, tentando dominar e tiranizar de todos os modos possíveis. A verdade não pode nunca se transformar em dominação, não pode nunca destruir. A verdadenão pode ser uma vitória quando essa vitória significa derrotar alguém. A verdade traz humildade, modéstia. Não é uma" viagem" do ego (ego trip)como o são todos os debates. Debate nunca conduz ao real;sempre encaminha para o ilusório, para o não-verdadeiro porque a própria sensação de vitória é tão estúpida! Verdade significa: nem "você" nem "eu". Na discussão, ou você ou eu venço: a verdade nunca é a vencedora. Osho, mestre espiritual.
Pena que na nossa cultura, o que prevalece é o contrário e todos pensam só em sí e não estão nem aí para valores mais elevados.

0 comentários:

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR